Brasil lança consulta sobre estratégia para conservação da biodiversidade

Idioma Portugués
País Brasil

O Brasil iniciou um processo de diálogo que pretende envolver governo, sociedade civil e o setor produtivo para desenvolver uma estratégia nacional para conservação e uso sustentável de sua biodiversidade

Denominada “Diálogos sobre Biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020”, a iniciativa foi apresentada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em cerimônia realizada na última sexta-feira (8), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento reuniu autoridades brasileiras, estrangeiras e representantes de organizações não-governamentais.

 

 

De acordo com a ministra, o objetivo dos diálogos é fortalecer a implementação dos acordos da 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (CDB COP10), que foi realizada em outubro de 2010, em Nagoia (Japão). Está prevista a realização de cinco diálogos setoriais e, depois, a sistematização das contribuições.

 

 

O resultado do processo de diálogo será um plano de ação que será apresentado pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012. O documento definirá ações em consonância com as metas estabelecidas pela CDB em seu Plano Estratégico 2011-2020.

 

 

Parceria - O processo de diálogo iniciado no último dia 8 tem o apoio do Reino Unido. "Queremos fortalecer nossa relação com o Brasil. Queremos promover iniciativas que demonstrem o valor da biodiversidade", afirmou a ministra britânica do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Caroline Spelman, que participou do lançamento. Brasil e Reino Unido têm atuado conjuntamente em foros internacionais de meio ambiente, principalmente sobre mudanças climáticas e biodiversidade. A ministra britânica anunciou um incentivo financeiro ao País, de aproximadamente R$ 240 mil, para ajudar no desenvolvimento de sua estratégia.

 

 

Outras instituições, como a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o WWF-Brasil, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o Ministério das Relações Exteriores também são parceiras do Ministério do Meio Ambiente na iniciativa.

 

 

Pantanal News, Internet, 12-4-11

Comentarios