Brasil: famílias sem terra que ocupavam fazenda são despejadas
Na última quarta-feira (17), a Polícia Federal deu início ao despejo do acampamento Osvaldo de Oliveira, na fazenda Bom Jardim, em Macaé (RJ). O latifúndio foi ocupado por 400 famílias Sem Terra no último dia 7 de setembro
A propriedade tem 1600 hectares e foi considerado improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ainda em 2006, por não cumprir com sua função social e ambiental.
Mesmo assim, o judiciário local aceitou o pedido de reintegração de posse feito pelo proprietário.
As famílias que ocuparam a fazenda denunciam que o proprietário não respeita a legislação ambiental. A área de Reserva Legal não estava registrada no Ibama e as áreas de proteção permanente também não estavam protegidas. O MST propõe criar na área um assentamento com princípios agroecológicos e de forma cooperada.
Marcelo Durão, integrante da Direção Estadual do MST no Rio de Janeiro, disse que há dificuldades em saber como está sendo realizada a ação de despejo.
Participam da ocupação famílias de toda a região e diversos municípios, como Rio das Ostras, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Macaé.