Brasil: encontro nacional de agroecologia reúne em Recife cerca de mil pessoas

Por ABR
Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de mil agricultores de todo o país, incluindo extrativistas, indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco, além de 500 técnicos ligados a organizações não-governamentais que atuam na área da agricultura familiar, participam, de hoje até o dia 6, do 2º Encontro Nacional de Agroecologia, no Centro de Ciências Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco

Durante o evento, promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia, serão debatidos temas como segurança alimentar, agricultura urbana, efeito dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, comercialização da produção orgânica, transgênicos, sementes agrícolas e plantas medicinais.

Estarão em pauta também, direitos territoriais, reforma agrária e formas de financiamento das atividades da agricultura ambientalmente sustentável. A programação também inclui uma feira de produtos orgânicos, artesanato e material explicativo sobre processos de produção agroecológicos.

De acordo com Aldo dos Santos, coordenador do encontro, a idéia é "promover a troca de experiência entre agricultores de todas as regiões do país que estão adotando práticas de agricultura ecológica, para melhorar a assessoria técnica as comunidades e organizar a produção limpa, na perspectiva da recuperação ambiental".

No encerramento do encontro será divulgado um documento propondo ampliação das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar. Segundo os organizadores ainda está previsto para a terça-feira (6) um ato público às 16 horas, no centro da capital pernambucana, para chamar a atenção da população sobre a importância da produção de alimentos sem degradação da natureza.

Primeira Hora, Internet, 2-6-06

Comentarios