Brasil: comunidade quilombola é ameaçada de despejo em Salvador

Idioma Portugués
País Brasil

O Movimento dos Pescadores, Pescadoras e Quilombolas do Recôncavo da Bahia convoca a sociedade para apoiar a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada em Salvador, que sofre ameaçada de despejo a ser realizado hoje (4)

O pedido de despejo foi feito pela Marinha do Brasil e a decisão foi acatada por uma liminar decretada pelo juiz da 10ª Vara Federal. Caso o despejo se concretize, 43 famílias com mais de 160 crianças perderão casas e referências sociais e culturais deste território.

 

De acordo com informações do Coletivo Pela Moradia, a comunidade Rio dos Macacos é uma comunidade negra rural que se auto-identifica como quilombola. Localizada entre a Base Naval e a praia de Inema, na capital baiana, a terra já é certificada pela Fundação Cultural Palmares.

 

O processo para regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) também já foi aberto. Os quilombolas habitam este território há mais de 200 anos.

 

Na tarde hoje, representantes da comunidade se reúnem na Casa Militar (CAB) com o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR) para tratar do assunto.

 

A Marinha acusa os moradores de invasores. Os militares entraram com uma ação para desalojar a comunidade quilombola com o objetivo de ampliar um condomínio para seus oficiais.

 

Púlsar Brasil, Internet, 4-11-11

Comentarios