Brasil: RS proíbe sementes transgênicas em programa de pequena agricultura
A Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf -Sul) comemorou proibição das sementes transgênicas no Programa Troca-Troca de Sementes, do governo do estado Rio Grande do Sul.
A coordenadora da Federação participou da votação do conselho do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais do Rio Grande do Sul (Feaper), realizada nesta terça-feira (24). Cleonice afirmou que a votação refletiu uma vontade dos trabalhadores da agricultura familiar em vetar as sementes transgênicas.
Segundo Cleonice, a Fetraf -Sul defende uma produção convencional, agroecológica, diferenciada e com todo sistema de biodiversidade. De acordo com ela, o fato da semente crioula, que é mais resistentes e adaptada ao local, ser incluída no programa foi um outro avanço.
Além da exclusão dos transgênicos do Troca-Troca, o Feaper também decidiu financiar aos agricultores familiares do Rio Grande do Sul na compra de sementes de milho para safra 2012/2013, no limite de até 400 sacas. Além disso, aprovou a criação de um programa de financiamento de sementes de cebola, batata, feijão, milho crioulo e arroz.