Brasil: Dom Cappio há mais de 20 dias em jejum contra transposição
A greve de fome do Frei dom Luiz Cappio contra o projeto de transposição do Rio São Francisco completou 21 dias nesta segunda-feira (17). O apoio da sociedade é constante e diariamente ele recebe visitas de apoiadores de todo o país. Esta é a segunda vez que o religioso faz greve pedindo a paralisação das obras. Segundo ele, a transposição não beneficiará a população do semi-árido e sim, alguns setores do agronegócio
Alguns segmentos da Igreja católica começam a demonstrar contrariedade ao ato do Bispo. Na última semana, ele recebeu uma carta enviada por Dom Lorenzo Baldisseri, representante do papa Bento 16 no Brasil. A carta pede o fim do jejum e considera o ato de Dom Cappio radical, por considerar que tal ato não faz parte dos princípios cristãos. A partir desta segunda-feira Dom Cappio começa a receber acompanhamento médico diário.
Segundo as últimas informações divulgadas pela Articulação do São Francisco, ele tem apresentado alterações físicas, demonstra fragilidade orgânica, quedas na pressão e já perdeu oito quilos. Nesta segunda-feira, diversos estados preparam-se para uma vigília nacional em solidariedade ao ato de Dom Cappio entre eles Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pessoas de outros países como Alemanha e Áustria também iniciaram um jejum para fortalecer o protesto do bispo. Estima-se que mais de 200 pessoas aderiram ao movimento.
De Brasília, Gisele Barbieri