Brasil: Colli assume presidência da CTNBio, com ressalvas
O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) deve anunciar o médico bioquímico Walter Colli como novo presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)
Porém, o provável nomeado deve encontrar resistência por parte dos ambientalistas e de representantes dos direitos do consumidor, da agricultura familiar, e da saúde do trabalhador. Uma rede de ONGS deve apresentar notificação extra-judicial para impedir que Colli assuma o cargo.
A ONG Terra de Direitos diz que Colli foi indicado sem ter cumprido as normas previstas para criação da nova CTNBio. A entidade afirma ainda que o MCT não enviou lista tríplice para a indicação de Colli, além de não ter consultado a comunidade de saúde.
O bioquímico Renato Cordeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), era o preferido dos ambientalistas pela sua militância na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os ambientalistas queriam uma participação maior da comunidade científica nas decisões da Comissão, segundo Rubens Nodari, representante do MMA na CTNBio.