Brasil: CTNBio aprova liberação comercial de feijão transgênico

Idioma Portugués
País Brasil

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial do feijão transgênico nesta quinta-feira (15). A tecnologia é desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

De acordo com informações da página do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foram 15 votos favoráveis, duas abstenções e cinco pedidos de diligência, ou seja, de adiamento da votação.

 

A defesa feita para a aprovação foi a de que o feijão geneticamente modificado apresenta vantagens econômicas e ambientais, como a diminuição das perdas causadas pelo vírus transmitido por moscas brancas e redução do uso de agrotóxicos.

 

No entanto, no início da sessão desta quinta, o engenheiro agrônomo José Maria Ferraz, professor da Universidade Federal de São Carlos, apresentou estudo com aspectos controversos acerca da nova tecnologia.

 

Ele acredita ser insuficiente a avaliação sobre as consequências do feijão transgênico à saúde humana. Outro questionamento é sobre a diferença nos níveis de vitaminas entre o feijão convencional e o geneticamente modificado.

 

Ferraz disse que o pedido de espera para a liberação do feijão transgênico, feito por ele e outros cinco integrantes da CTNBio, visava garantir o “princípio da precaução”. A ideia era promover a realização de mais estudos antes de uma tomada de decisão.

 

O pedido de liberação da variedade do feijão transgênico foi feito em dezembro de 2010. Desde então é foco de divergências no interior da comunidade científica, de setores do governo e da sociedade civil organizada.

Púlsar Brasil, Internet, 16-9-11

Comentarios