Brasil: 20 anos do MMC; luta e resistência em defesa da vida
As comemorações dos 20 anos do MMCA festa de comemoração dos 20 anos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) aconteceu nos dias 17 e 18/10, e contou com a participação de 400 mulheres de todo o Rio Grande do Sul que, além de comemorar os 20 anos da luta do MMC, puderam trocar experiências, conhecimentos e expor seus produtos na Feira da Agricultura Camponesa
Momentos místicos trouxeram emoção e recordaram às mulheres momentos da história do MMC que também fizeram parte da história de muitas das participantes. Várias entidades, parlamentares e representantes de outros movimentos sociais fizeram-se presentes.
À tarde de sábado foi marcada com um momento de estudo e avaliação do envolvimento das mulheres durante os 20 anos da luta. Houve ainda o lançamento oficial do livro Mulheres: resistência e luta em defesa da vida, que contou com a participação da organizadora do livro, Conceição Paludo. A noite houve um coquetel camponês, com shows de Dante Ramon Ledesma, Pedro Munhoz, Zé Martins e outros artistas populares.
O domingo foi marcado pela divulgação dos nomes da nova coordenação estadual do MMC e pela realização da Feira da Agricultura Camponesa, que foi aberta ao público. Durante a tarde, foi realizado o teste do milho transgênico, com a finalidade de verificar se os milhos crioulos, que estavam expostos, já estavam com contaminação de outros milhos transgênicos - tendo em vista a fácil contaminação desta cultura devido a polinização. Nos três testes realizados, não foi constatada contaminação nos milhos expostos pelas camponesas.
"O evento teve o papel de relembrar todo o processo de luta das mulheres durante seus 20 anos de história, além de firmar novamente o compromisso com a luta das mulheres", afirmou o MMC em nota.