Bové diz que voltaria a destruir plantas transgênica


Prensa


Terra, Internet, 22-11-01
http://tb.bol.com.br/simpleRedirect.html?srv=cn&trg=http://www.terra.com.br/noticias/mundo/2001/11/22/118.htm

Bové diz que voltaria a destruir plantas transgênica

O ativista francês antiglobalização José Bové assegurou hoje, perante o Tribunal de Apelação de Montpellier (sudeste da França), que voltaria a destruir plantações transgênicas, e "agora com mais convicção". Na audiência do recurso apresentado no julgamento pela destruição de arroz transgênico em junho de 1999, no qual foi condenado em março a 10 meses de prisão, Bové admitiu sua participação e sua responsabilidade nos fatos.

Segundo o dirigente da Confederação Camponesa, a ação contra o Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agrônoma para o Desenvolvimento foi "premeditada, feita abertamente, para denunciar a fraude da pesquisa pública com o objetivo de uma economia globalizadora". Bové advertiu contra os organismos geneticamente modificados denunciou que "é imposto à sociedade a utilização de produtos cujos riscos e vantagens não são mostrados".

"Eu assumo a ação ilegal, mas o tribunal tem que se posicionar entre o que é ilícito e o ato realizado para defender o princípio de precaução", disse o líder da antiglobalização, que acusou as multinacionais e a pesquisa pública de se vender "de corpo e alma ao mercado", se referindo aos transgênicos. Neste julgamento de recurso, que acabará amanhã, também estão presentes o antigo membro da Confederação Camponesa René Riesel, que em março foi condenado a 10 meses de prisão isentos de cumprimento, e o sindicalista Dominique Soullier, sentenciado a oito meses.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios