Biossegurança: Começam as mudanças na CTNBio
Prensa
Valor Econômico, Brasil, 15-6-01
Biossegurança: Começam as mudanças na CTNBio
De Brasília
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deu o primeiro passo em direção à  anunciada reformulação de sua estrutura e da política nacional de biossegurança, além da criação de um código de ética de manipulações genéticas no país.
Na última terça-feira, o presidente da CTNBio, Esper Cavalheiro, recebeu da organização não-governamental ambientalista Greenpeace as primeiras sugestões de mudança na política de biossegurança. O órgão federal tem entre suas responsabilidades a liberação comercial dos transgênicos no país. 
Na primeira rodada de discussões sobre a reformulação do órgão, a diretora-executiva do Greenpeace, Marijane Lisboa, pediu a Cavalheiro um "exame cuidadoso" dos nomes dos cientistas que compõem a CTNBio. "É preciso evitar o conflito de interesses de cientistas que têm suas pesquisas patrocinadas por multinacionais de biotecnologia e votam em projetos dessas mesmas empresas", afirmou ao Valor. Segundo ela, nem mesmo pesquisadores ligados à Embrapa, que tem parceria comercial com a Monsanto, deveriam ser nomeados para a comissão.
Marijane sugeriu, ainda, abrir as reuniões da comissão e aumentar a representação da sociedade civil na CTNBio. Atualmente, as principais ONGs contrárias aos transgênicos não têm assento na comissão, inclusive o próprio Greenpeace e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que conseguiram uma liminar proibindo a liberação comercial da soja  transgênica "Roundup Ready", desenvolvida pela americana Monsanto.
Doze ONGs da "Frente Por um Brasil Livre de Transgênicos" devem se reunir com Esper Cavalheiro no próximo dia 20 ou 27 deste mês de junho. (MZ) 
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat