Ação Global critica política climática do Banco Mundial
Na abertura da Semana de Ação Global contra a Dívida e as Instituições Financeiras Internacionais, organizações sociais se reuniram em São Paulo para discutir o Financiamento Climático na América do Sul
Organizações de diversos países da América Latina estiveram presentes. Os principais temas debatidos foram: "Crise Financeira e Climática, suas origens e realidade"; "Dívida e Clima"; "Ajuste estrutural climático: desenvolvendo uma nova arquitetura financeira e seus mecanismos"; e "Justiça ecológica e autonomia financeira regional".
Uma das ações estabelecidas no encontro é a campanha Banco Mundial Fora do Clima. De acordo com Rosilene Wansetto, da Rede Jubileu Sul, o empréstimo feito pelos bancos apenas repara os danos causados nos países do Sul mas acaba gerando dívidas no futuro. Enquanto isso, os países do norte mantem um modelo de exploração do clima e dos recursos naturais.
A semana da Ação Global vai até o dia 17 de outubro. Vão ocorrer eventos em diversas cidades da América Latina nos quais movimentos e entidades sociais de várias partes do mundo chamam a população a "quebrar as correntes do sistema".
Para mais informações sobre a Semana de Ação Global contra a Dívida e as IFIs, acesse: clique aqui ou aqui.