O Annus nefastus de 2015 não invalida a esperança de un annus propicius

Idioma Portugués
País Brasil

O ano que acaba de 2015 merece esta qualificação latina: annus nefastus. Outros o chamam de annus horribilis. Ocorreram tantas calamidades, que, além de espanto, nos causam preocupações. Não obstante tudo isso, esperamos pelo irromper do annus propicius.

A primeira das calamidades é o Dia da Sobrecarga ou da Ultrapassagem da Terra (Earth Overshoot Day), ocorrida no dia 13 de setembro. Isto significa: neste dia, a Terra revelou que seu estoque de suprimentos para manter sistema-vida o sistema-Terra ultrapassou os limites. Ela perdeu sua biocapacidade.

A Terra é o pressuposto de todos os nossos projetos. Como a Terra é um Super-Ente vivo, os sinais que nos envia, de que não aguenta mais, são as secas, as enchentes, os tufões e o aumento da violência no mundo. Tudo está ligado a tudo, como nos repete insistentemente o Papa Francisco em sua encíclica.
Associado a este fato, é ilusório o consenso alcançado no dia 12 de dezembro, com a COP21, em Paris: o aquecimento deveria ficar abaixo de 2º Celsius rumando para 1,5º até o fim do século. Isso implica uma troca de paradigma de civilização, não mais baseado em combustíveis fósseis, sabendo que todas as energias alternativas juntas não chegam a 30% do que precisamos. Essa conversão, as grandes petroleiras e os fornecedores de gás e carvão não têm condições de fazer, nem a querem. A ideia é retórica e a promessa vazia.

O terceiro evento nefasto é a violência terrorista na Europa, na África, os milhares de refugiados e a guerra que as potências militaristas, todas juntas, movem contra o Estado Islâmico e contra outros grupos armados na Síria. Os médio-orientais as interpretam como prolongamento das antigas cruzadas. Fontes seguras nos atestam a vitimização de milhares de civis inocentes.

Outro evento nefasto é a transformação dos EUA, depois dos atentados contra as Torres Gêmeas, num estado terrorista. Com suas 800 bases militares distribuídas no mundo inteiro, intervém, direta ou indiretamente, lá onde percebem que seus interesses imperiais são ameaçados. Internamente, o “ato patriótico” não foi abolido e representa a suspensão de direitos fundamentais. Não é sem razão que a polícia americana matou em 2015 cerca de mil pessoas desarmadas, 60% das quais eram negros ou latinos.

Outro fato horribilis é a corrupção em altíssimo nível na Petrobrás e, em consequência, o surgimento de uma onda de ódio, de raiva e de decepção especialmente depois das eleições presidenciais de 2014. Não é de se admirar, pois o Brasil é cheio de contrastes, como o viu bem Roger Bastide (“Brésil, terre des contrastes”, Ed. Hachette, 1957), mas, antes dele, Gilberto Freyre que escreveu: “considerada em seu conjunto, a formação brasileira foi um processo de equilíbrio entre antagonismos”.

Esse antagonismo, quase sempre mantido sob o manto ideológico do “homem cordial”, saiu do armário agora e se mostra claramente, de modo particular, pela mídia social. A expressão “homem cordial”, que Sergio Buarque de Holanda (“Raízes do Brasil”, 21ª ed., 1989, p.101-112) tomou emprestado do escritor Ribeiro Couto, é geralmente muito mal compreendida. Não tem nada a ver com a civilidade e polidez. Tem a ver, sim, com a nossa aversão aos ritos sociais e aos salamaleques; somos pela informalidade e a proximidade.

Trata-se de um comportamento brasileiro que se rege antes pelo coração do que pela razão. Ora, do coração nasce a gentileza e a hospitalidade. Mas, como bem acentua Buarque de Holanda: “a inimizade bem pode ser tão cordial como a amizade, nisto que uma e outra nascem do coração” (nota de rodapé 157, nas pp. 106-107).

Esse equilíbrio frágil se perdeu em 2015 e irrompeu a cordialidade negativa como ódio, preconceito e raiva contra militantes do PT, contra nordestinos e negros. Nem as figuras constitucionalmente respeitáveis como a Presidenta Dilma Rousseff foi poupada. A internet abriu as portas do inferno da injúria, do palavrão, da ofensa direta das pessoas, umas contra as outras.

Tais expressões apenas revelam nosso atraso educacional, a ausência de cultura democrática, a intolerância e a luta de classes. Não se pode negar que se verificou, em certos setores, raiva contra os pobres e contra os que ascenderam socialmente, graças às políticas sociais compensatórias (mas pouco emancipatórias) do governo do PT. Os antagonismos brasileiros se mostraram claramente, não harmonizados e agora de rédeas soltas, uns contra os outros, em verdadeira luta (chamem de classes, de interesses, de poder, não importa). Mas há uma ruptura social no Brasil que nos custará muito para costurá-la. No meu entendimento, essa costura só virá a partir de uma real democracia participativa, que vá além da atual, delegatícia e farsesca, pois representa antes os interesses dos grupos beneficiados do que os interesses do povo como um todo.

O que nos vale é a nossa superabundância de esperança, que supera o annus nefastus, na direção de um annus propicius.

Que Deus nos ouça!

Por Leonardo Boff

Fuente: MPA

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

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