Movimentos rurais exigem rompimento de contratos entre a Embrapa e a Monsanto


Noticias

Movimentos rurais exigem rompimento de contratos entre a Embrapa e a Monsanto
9-10-01
Os Movimentos Sociais do Campo ( MST, MPA, MAB, ANMTR, CPT E FEAB) denunciam à sociedade os contratos lesivos ao país e à agricultura brasileira celebrado entre a EMBRAPA e a Multinacional MONSANTO. Estes contratos, celebrados entre 1997 e 2000 entregam à Empresa Monsanto as variedades de soja desenvolvidas pela Embrapa ao longo dos últimos anos, adaptadas às condições ecológicas brasileiras, para que sejam transformadas em sementes transgênicas resistentes ao herbicida

, também da Monsanto. Com isto, a multinacional norteamericana terá o monopólio das sementes de soja transgênica no Brasil, bem como o monopólio do mercado de herbicidas.

Não aceitamos que o patrimônio nacional, resultado de décadas de pesquisas e investimentos de todo o povo brasileiro, sejam entregues de mão beijada para a multinacional Monsanto que quer monopolizar o mercado de sementes no Brasil.

Consideramos estes contratos um atentado à soberania tecnológica e alimentar do Brasil.

Denunciamos com veemência o governo brasileiro que se nega a atender reivindicações básicas para a produção de alimentos apresentadas pelos Movimentos Sociais ao mesmo tempo que entraga de graça para a maior multinacionais de sementes do mundo todo o patrimônio genético da semente de soja do Brasil.

Nossas reivindicações

  • rompimento imediato dos contratos Embrapa- Monsanto;

  • defendemos uma Embrapa forte, com recursos públicos suficientes, voltada para o desenvolvimento da agricultura brasileira, especialmente a familiar;

  • queremos que a Embrapa priorize pesquisas nas áreas de agricultura ecológica, familiar e em áreas de reforma agrária;

  • defendemos a importância de a Embrapa pesquisar também em todas áreas das novas biotecnologias, inclusive transgênicos, mas sem submissão à estratégia das empresas multinacionais. Somos favoráveis às pesquisas públicas sobre transgênicos e outras técnicas biotecnológicas, em ambientes controlados.



Somos contrários ao plantio comercial e ao consumo de produtos transgênicos enquanto não se comprovarem as condições de biosegurança ambiental e alimentar e os direitos dos camponeses.

QUEREMOS UMA EMBRAPA FORTE A SERVIÇO DO POVO BRASILEIRO!

POR UM BRASIL LIVRE DE TRANSGÊNICOS!

MST - MPA - MAB - ANMTR - CPT - FEAB

Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios