Manifestantes da Vía Campesina tomam a frente do EXPOTRADE em Curitiba, Brasil
Cerca de mil manifestantes da Vía Campesina, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) tomaram conta na manhã de hoje de uma parte da pista em frente ao EXPOTRADE, para “recepcionar” as delegações oficiais que chegavam para o penúltimo dia de trabalho no encontro da MOP3 sobre o Protocolo de Cartagena e sobre a Biossegurança
Enquanto aguardavam eram gritadas palavras de ordem: “Fora Syngenta, Fora Monsanto, Fora Cargill” ou “Transgênico é veneno, Monsanto é assassina, vocës estão na lista da Vía Campesina”.
Na passagem dos ônibus com as delegações, alguns vazios, ou somente com jovens funcionários e funcionárias contratados pela organização do evento as bandeiras eram agitadas e novas palavras de ordem, tipo “18 2 (A) = Contém Já!”, iam sendo passadas aos militantes pelo carro de som e eram fervorosamente repetidas pelo grupo. Os passageiros sorriam, acenavam e muitos até retornaram ao local para fotografar o acontecimento.
O secretário-executivo do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) e membro da Central Única dos Trabalhadores, Temístocles Marcelos, manifestou total solidariedade às manifestações da Vía Campesina, do MAB e do MST. Segundo ele, esta é uma pressão legítima junto às delegações que irão definir se o futuro do planeta será a biodiversidade ou vai ser a morte. “É nosso dever fazer pressão aqui contra os donos do agronegócio que têm crachás para ficarem lá dentro pressionando os embaixadores nas negociações para que não haja consenso nas negociações do Protocolo de Cartagena”. Nunca é demais lembrar, como já se destacou exaustivamente, inclusive na nota à imprensa divulgada pelo FBOMS no último dia 14: “o Protocolo de Biossegurança já foi objeto de negociações por 5 anos e esse prazo ainda foi prolongado por mais dois anos para se definir as formas de identificação. Isso significa claramente que o prazo de transição para adaptação dos exportadores de transgênicos já passou”.
Frei Sergio Goergen, deputado estadual (PT-RS), membro da coordenação nacional da Vía Campesina, declarou que é direito de todo cidadão e cidadã saber o que está comendo, por isso, considera que a identificação tem que ser clara. “Esperamos que os países que estão contra, mudem de posição até amanhã; se os transgênicos são tão bons, porque a recusa em identificá-los?”, questionou. Frei Sérgio demonstrou preocupação também com a COP8 - Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que terá início na próxima segunda-feira, dia 20, porque, segundo ele, os países que aí vêm estão dispostos a acabar com a moratória do uso de sementes. Frei Sergio deixou claro, que a Vía Campesina, os Movimentos Sociais, não são contra os transgênicos em si, o que se pede, tão somente é que estes produtos com Organismos Vivos Geneticamente Modificados (OVMs) sejam identificados. “Não excluimos a possibilidade de uso de técnicas científicas, mas de forma controlada e não de forma indiscriminada, como está sendo feito agora”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO DA TARDE
Durante o período da tarde de hoje, dia 16, o Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo realizado durante o encontro da MOP3 e que se estenderá durante a COP8, até o próximo dia 31 de março, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, participará, às 14 horas, da discussão sobre BIOSSEGURANÇA, CONTAMINAÇÃO GENÉTICA E SOBERANIA ALIMENTAR. Também participam deste encontro Jean-Pierre Leroy (FASE), Ana Flávia Rocha (Abrandh), e representante da Vía Campesina.
Estão previstas também a Festa do Milho crioulo, Feira de Sementes e a apresentação da Mística do Milho, às 18 horas.
Mais informações no site www.fboms.org.br/eventos/cop8.htm.
Zacharias Bezerra de Oliveira
Assessor de Comunicação FBOMS/Forum Global da Sociedade Civil
(85) 88499583
----------------------------
MOP-3 SOBRE O PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA E COP-8 DA CONVENÇÃO SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA EM CURITIBA (13 a 31 de MARÇO DE 2006)
FÓRUM GLOBAL DA SOCIEDADE CIVIL NA MOP3 E COP8 - BEM-VINDO AO MUNDO REAL
O Fórum Global da Sociedade Civil é realizado pelo Fórum Brasileiro de ONGs e
Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) durante o
período da MOP3 sobre o Protocolo de Cartagena de Biossegurança e a COP8 sobre a
Convenção de Diversidade Biológica, de 13 a 31 de março, em Curitiba, Paraná.
O Fórum Global da Sociedade Civil é aberto ao público.
Informações e programação: www.fboms.org.br/eventos/cop8.htm