28-5-02 Europeus esconderam estudos que mostram que transgênicos custarão mais
Noticias
Europeus esconderam estudos que mostram que transgênicos custarão mais
Por um Brasil livre de Transgênicos, Boletim 114
28-5-02
Os agricultores terão que enfrentar custos de produção mais altos e, em certos casos, insustentáveis, caso as plantações transgênicas sejam usadas comercialmente na Europa, de acordo com uma investigação secreta da União Européia, que foi "vazada" quinta-feira pelo Greenpeace e divulgada ontem pelo ENS (Serviço de Notícias Ambientais).
O estudo intitulado "Coexistência na Agricultura Européia" prevê que a situação se tornará insustentável para muitos agricultores pois em diversos casos não é possível que uma região produza plantações naturais junto com transgênicas, já que as sementes transgênicas contaminariam as plantações não-transgênicas em níveis diversos.
Segundo o estudo da União Européia o uso de plantações transgênicas elevaria o custo da produção de batata, colza e milho em até 41% (ao contrário do que afirmam todos os "estudos" da Monsanto). Esse aumento brutal nos custos de produção elevariam os preços ao consumidor.
O estudo vinha sendo desenvolvido pelo Instituto de Estudos para Prospecção Tecnológica do Centro de Pesquisa Conjunta da União Européia por requisição direta da Comissão Européia e foi entregue em janeiro deste ano, mas por razões ainda não esclarecidas, foi escondido por quatro meses. Somente na última quinta-feira foi "vazado" para o Greenpeace Internacional que o distribuiu para a imprensa.
Dentro do relatório estava a explicação: havia uma carta do Diretor Geral do Centro de Pesquisas da Comunidade Européia, Barry McSweeney, afirmando: "sendo este um assunto sensível eu sugiro, enfaticamente, que este relatório seja mantido somente para uso interno da Comissão".
Relatório Alfa - Notas & Notícias, 22/05/02.
Para ler um resumo do documento, acesse o site http://www.greenpeace.org/~geneng/highlights/gmo/may16coexist_report.htm
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat