Biodiversidad, sustento e culturas #120
Hoje comemoramos 30 anos de produção de nossa revista trimestral Biodiversidad, sustento y culturas, com a colaboração, a partir da mesma base social, de pelo menos 11 organizações, movimentos e articulações nacionais que lhe dão expansão latino-americana.
Quando a Biodiversidad, sustento y culturas começou, em 1994, o ponto nodal, como agora, era o reconhecimento de que a América Latina necessitava urgentemente de uma articulação de baixo para cima, que não apenas passasse pela esfera institucional, mas que tecesse seus correlatos, seus argumentos, suas informações e esclarecimentos que fluíssem de todos os cantos.
Hoje, a Biodiversidade continua promovendo vínculos para enfrentar o que está por vir. A posição da Biodiversidade é promover a resistência anticapitalista, a defesa e o cuidado das sementes nativas e dos territórios de povos e comunidades, não apenas nativos, mas também afrodescendentes ou simplesmente camponeses, no campo e na cidade. A soberania alimentar é um primeiro passo real em direção à autonomia.