Brasil

A perigosa relação entre o agronegócio e a indústria cultural

No livro “Agronegócio e Indústria Cultural - Estratégias das empresas para a construção da hegemonia”, a psicóloga e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ana Chã fala da influência dos meios de comunicação de massa no fortalecimento e popularização do discurso do agronegócio. 

A perigosa relação entre o agronegócio e a indústria cultural

Agrotóxico pode ter causado a morte de 12 milhões de abelhas no noroeste gaúcho

Pelo menos 200 colmeias de apicultores de São José das Missões, município do Noroeste do Rio Grande do Sul, foram dizimadas e a causa está sendo associada ao uso de agrotóxico em culturas de grãos de propriedade vizinha às áreas afetadas.

Agrotóxico pode ter causado a morte de 12 milhões de abelhas no noroeste gaúcho

FBSSAN contra a extinção do Consea

Em meio às medidas anti-populares e anti-democráticas contidas em sua primeira decisão na forma de uma Medida Provisória ( MP Nº 870, de 01/01/2019), o Governo Bolsonaro atingiu, diretamente, o Direito Humano à Alimentação (DHA), assegurado pelo artigo 6º da Constituição Brasileira de 1988, e o cerne da formulação e implementação de políticas participativas, soberanas e intersetoriais de promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) da população brasileira.

FBSSAN contra a extinção do Consea

Em 3 anos, Samarco cumpriu 1 dos 42 programas de reparação após crime ambiental

Passados mais de três anos do crime ambiental cometido pela Mineradora Samarco, apenas um dos 42 programas de reparação exigidos pelo Comitê Interfederativo (CIF) foi considerado concluído. O desastre ambiental ocorreu em 5 de novembro de 2015.

Em 3 anos, Samarco cumpriu 1 dos 42 programas de reparação após crime ambiental

- Foto tomada del sitio web ANRed.

A sociedade civil brasileira que compõe o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional recebeu, com surpresa e grande pesar, a decisão do governo federal recém-empossado em revogar, por meio de Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019, disposições constantes da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada.

Sociedade Civil no consea emite nota contra decisão do novo Presidente de revogar o Conselho

Gabinete agrotóxico: Jair Bolsonaro nombró a la “Musa del Veneno” como ministra de Agricultura

Tereza Cristina, líder de la banca rural, fue pieza clave en la elaboración de un proyecto que flexibiliza la aplicación de agrotóxicos, pese a que en los últimos 12 años su uso aumentó un 20 %.

Gabinete agrotóxico: Jair Bolsonaro nombró a la “Musa del Veneno” como ministra de Agricultura

- Foto tomada del sitio web Conselho Federal de Nutricionistas

No ano passado, presidenta descreveu como uma das bandeiras do Consea "a luta pela comida de verdade, não industrializada, sem veneno". Medida baixada por Bolsonaro provocou críticas generalizadas.

Governo elimina conselho defensor de alimentação saudável e sem agrotóxico

- Foto por Santiago Navarro.

Confirmando temor de indigenistas e indígenas, o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), em um de seus primeiros atos na Presidência, esvaziou a Funai (Fundação Nacional do Índio) ao destinar ao Ministério da Agricultura uma das principais atividades executadas pelo órgão indigenista nos últimos 30 anos: a identificação, delimitação e demarcação de terras indígenas no país.

Bolsonaro retira da Funai a demarcação de terras indígenas