Brasil: juíza federal proíbe a concessão de novas licenças para plantios florestais no RS
A juiza federal substituta, Clarides Rahmeir decidiu proibir a concessão de novas licenças para plantios florestais no RS e decidiu que a Fepam não manda mais no assunto e, sim, o Ibama, que é um órgão federal
A notícia é do Jornal do Comércio, 13-11-2007 e da página eletrônica do jornalista Políbio Braga que vocifera: "Na prática, trata-se de uma intervenção federal no Estado do RS e inviabiliza os investimentos de US$ 6 bilhões programados por Stora Enso, Aracruz e VCP, todos em plena execução no Estado. Dinheiro grosso dos três grupos já avivam a economia de dezenas de municípios do RS, quase todos na Metade Sul. A decisão da juíza Rahmeir ameaça tudo".
Ainda segundo o jornalista, ardoroso defensor das empresas de celulose, "há uma forte reação do prefeito de Guaíba, que está possesso. Estaria perdendo agora o equivalente a duas Ford; do deputado Berfran Rosado, que coordena a Frente Parlamentar das Florestas; do deputado Nelson Härter, que está propondo uma reunião extraordinária da Comissão de Economia para quarta-feira; e da Fepam, considerada “inepta” pela juíza".