Camponeses marcham pelas ruas de Nova Deli, Índia

Idioma Portugués
País Asia

Quase 25.000 camponeses indianos marcham até Nova Deli, capital da Índia, para lutar por Reforma Agrária. A marcha teve início no dia 2 de outubro, saindo de Gwalior. Os camponeses pretendem percorrer 350 quilômetros ao longo de três semanas. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participam da marcha

Esta iniciativa batizada Janadesh 2007 (a vontade do povo) emana de um movimento de inspiração em Ghandi, o Ekta Parishad. Liderado por Ragajopal, o Ekta tem cerca de 150.000 membros, sendo a maioria camponeses sem-terra em busca de Reforma Agrária. A dia de início da marcha desse movimento pacifista não foi escolhida aleatoriamente, corresponde ao dia do nascimento de Gandhi: 2 de Outubro de 1869.

As reivindicações de Ekta Parishad são múltiplas. Entre as reivindicações estão a criação de uma autoridade nacional de terra que “satisfará os pedidos dos mais pobres e sem-terra”; a resolução dos conflitos fundiários; o fim da concentração de terras nas mãos de fazendeiros e a instauração de um balcão único para “facilitar o acesso à terra para os pequenos camponeses”. O governo indiano criou um balcão único, mas esse refere-se à instalação na Índia das multinacionais.

Atualmente na índia quase 70% da população vive em meio rural. Segundo o membro da associção francesa Irmãos dos Homenes, Jean-Pierre Dardaud, “as disparidades foram reduzidas, mas permanece muito grandes desigualdades”. Entre as principais vitórias do movimento Janadesh está o fato de conseguir pautar na mídia nacional (indiana) e internacional a necessidade de Reforma Agrária na Índia.

MST, Brasil, 22-10-07

 

Comentarios