Brasil: MAB participa de lançamento da campanha contra a privatização da água

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

Dezenas de militantes do MAB participaram, no último dia 7 de novembro, do ato de lançamento da Campanha Nacional Contra a Privatização da Água, que aconteceu na Assembléia Legislativa de Alagoas, em Maceió.

O ato nacional foi organizado pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e MAB, entre outras organizações.

 

Durante o dia houve diversas mesas de debate sobre a campanha e a luta contra a privatização da água e do saneamento básico. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou de uma delas, falando sobre o papel da sociedade civil na luta contra a privatização e as parcerias público-privadas (PPPs).

 

Na avaliação do Movimento, este é o período em que o capital, através de suas empresas e corporações nacionais e internacionais, mais aprofunda a apropriação sobre os bens naturais, entre eles á água. Além disso, querem se apropriar das principais empresas que ainda estão no poder do Estado. “Em períodos de crise, para superá-la o capital sempre repete as suas saídas clássicas”, declarou José Josivaldo Alves de Oliveira, da coordenação nacional do MAB.

 

Josivaldo argumentou que com a privatização da água aumentará a exploração sobre os trabalhadores deste setor, haverá redução de salários e de direitos da categoria e aumentará a jornada de trabalho. “O mesmo aconteceu quando privatizaram a energia elétrica, cuja tarifa aumentou cerca de 400% , aliás neste período de crise, as grande empresas querem transformar tudo em mercadoria, a água, os rios”.

 

Para o MAB, o lançamento da campanha nacional contra a privatização da água é uma luta estratégica neste momento: “Ela não começou hoje e nem será somente com a campanha que faremos o enfrentamento. Temos que fazer lutas nacionais e unitárias para derrotar a privatização das águas e da energia e as PPPs, pois essas são lutas da classe trabalhadora, de curto, médio e longo prazo, contra empresas e governos privatistas de todas as esferas, municipais, estaduais e federal, independente de que partidos eles sejam”, afirmou.

 

Josivaldo também ressaltou a importância de articular alianças políticas entre organizações do campo e da cidade. “Para isso, temos uma conjuntura favorável, pois o povo brasileiro tem um sentimento anti-privatista, que nasceu na onda de privatizações do setor elétrico e da Vale, entre outras. O povo sabe que as privatizações e as PPPs só vem para piorar”, concluiu.

 

O ato de lançamento da campanha terminou com uma concentração na Praça do Comércio, no centro de Maceió, com a participação de vários movimentos sociais e sindicatos e deputados.

 

Fuente: MAB

Temas: Agua

Comentarios