28-5-02 Brasil: Apresentação de Experiências para o Encontro Nacional de Agroecologia


Noticias

Apresentação de Experiências para o Encontro Nacional de Agroecologia



Rio de Janeiro, 30 de Julho a 3 de Agosto de 2002


PROTER - Programa da Terra
28-5-02


As instituições e pessoas atuantes na promoção da agroecologia têm sentido a necessidade de estabelecer sinergias e enriquecer mutuamente as inúmeras experiências em curso nas diferentes regiões do país.

A existência de mecanismos de comunicação e intercâmbio entre as muitas experiências locais e setoriais poderá certamente fortalecer a consolidação dessas experiências e a sua difusão para outros interessados. Superar a fragmentação existente no processo de organização e na realização do ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA é um objetivo estratégico que deve ter efeitos permanentes e de longo prazo, contribuindo para o fortalecimento do movimento pela consolidação da agroecologia no Brasil.

Objetivos

Afirmar a agroecologia como modelo tecnológico alternativo para o mundo rural brasileiro em oposição ao modelo agroquímico, hoje dominante, dando visibilidade aos resultados das experiências agroecológicas para a sociedade.

Estimular a articulação e cooperação entre os diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia como instrumento de viabilização da agricultura familiar, do agroextrativismo e da reforma agrária.

Formular propostas de políticas públicas que favoreçam a generalização da agroecologia a partir das experiências concretas dos participantes do ENA e submetê-las ao debate com os candidatos à presidência da República.

Programação

O ENA se estruturará em plenárias de debates de temas gerais, grupos de trabalho sobre temas específicos e a feira "Saberes e Sabores". Serão apresentados estudos de caso e experiências selecionadas como capazes de clarificar a problemática em questão.

Temas Gerais

Crítica ao modelo de desenvolvimento atual e;

A Transição para a Agroecologia.

Temas Específicos

Manejo de recursos hídricos;

Desenvolvimento de assentamentos e agroecologia;

Transformação, certificação e comercialização de produtos agroecológicos;

Financiamento da transição para a agroecologia;

Educação e formação em agroecologia;

Sistemas agroflorestais e agroextrativismo;

Estratégias de desenvolvimento local com enfoque agroecológico;

Abordagens participativas para geração e difusão de conhecimento agroecológico;

A questão de gênero no desenvolvimento agroecológico

Quem participa?

Do ENA participarão cerca de 1000 pessoas, sendo 500 agricultores e agricultoras. O critério de participação é a vinculação com experiências concretas em agroecologia, sejam elas no campo da produção, promoção do desenvolvimento local, educação/formação, extensão rural, pesquisa, transformação de produtos, comercialização, crédito, etc.

No entanto ainda não sabemos quem faz, quais são e onde estão as experiências agroecológicas existentes no estado de São Paulo. Assim, estamos realizando um mapeamento das experiências agroecológicas paulistas.

Como participar? Poderão participar do ENA representantes de entidades, tais como associações de produtores, sindicatos de agricultores familiares, ONGs, voltadas para a agroecologia. Para participar, as entidades e pessoas, deverão preencher uma ficha de inscrição (ver Anexo 2 do Boletim ENA Nº 1) apresentando sua(s) experiência(s) em agroecologia e indicando quem deverá representá-la(s).

Prazo para apresentação das experiências

O PROTER é a entidade que estará animando esta discussão no estado de São Paulo. Desta forma, as experiências desenvolvidas no Estado de São Paulo deverão ser encaminhadas ao PROTER, impreterivelmente, até o dia 15 de maio de 2002.

As experiências que forem selecionadas pela Comissão Executiva Estadual (PROTER, FAF, AAO, Universidade Federal de São Carlos e ITESP) serão inscritas para serem apresentadas no ENA.

A experiência deverá ser descrita em no máximo 02 (duas) páginas, em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

Custos

Somente a participação dos agricultores e agricultoras será custeada por recursos mobilizados pela organização do evento. Os "não-agricultores" arcarão com suas despesas.

Feira Saberes e Sabores

Todos os participantes do ENA estão convidados a participar da "Feira Saberes e Sabores", expondo (e vendendo, se for o caso) seus produtos (não perecíveis) e apresentando suas experiências em painéis, publicações, vídeos, etc. No evento haverá espaço para apresentação de manifestações artístico-culturais (teatro, música, poesia, dança etc.). Quem tiver interesse em fazer apresentação ou expor deverá comunicar na ficha de inscrição para efeito de infra-estrutura no local.

Calendário de Atividades

Até 15/05 - Envio das Experiências para o PROTER

21 a 28/05 - Seleção das Experiências pela Comissão Executiva Estadual

29/05 - Comissão Executiva Estadual envia para Executiva Nacional

06 e 07/06 - Encontro Estadual de Agroecologia - Registro (SP)

30/07 a 03/08 - Encontro Nacional de Agroecologia - Rio de Janeiro (RJ)

PROTER - Programa da Terra

Cx.P. 131 - 11900-970 Registro -SP

F/Fax: 0-xx-13-6821.6983 - 0-xx-13-9715.7606 e 9777.1150
rb.moc.lou@arretadamargorp


Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios