Relatório sobre transgênico está pronto para ser votado


Prensa
Brasil Online, Internet, 5-2-02
http://tb.bol.com.br/simpleRedirect.html?srv=cn&trg=http://www.terra.com.br/noticias/brasil/2002/02/05/072.htm



Relatório sobre transgênico está pronto para ser votado

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a comercialização de alimentos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos, deverá votar, logo após o recesso parlamentar, o parecer do deputado Confúcio Moura (PMDB-RO). O texto enfrenta uma mobilização contrária, principalmente do autor do projeto que provocou a criação da Comissão Especial, deputado Fernando Gabeira (PT-RJ). Ele explica que é contra o relatório porque ele altera a principal exigência prevista no projeto para a comercialização de transgêncio: a necessidade de identificar no rótulo quando o produto for transgênico ou contiver algum componente dessa natureza. Pelo relatório, a identificação só será necessária quando o componente geneticamente modificado representar mais de 4% do produto a ser consumido.

Para Fernando Gabeira, a informação ao consumidor sobre a existência de produto transgênico independe da quantidade. "Ontem, foi divulgada na Inglaterra uma pesquisa sobre os transgênicos que revelou que é necessário manter o princípio de prudência porque alguns dos produtos transgênicos podem causar problemas nas crianças que os consomem. Portanto, nós ainda teremos que trabalhar com o princípio de precaução durante algum tempo".

O pesquisador da Embrapa na área de Engenharia Genética, Francisco Aragão, disse que desde a criação desse tipo de engenharia, na década de 80, tem havido muitas especulações, sendo que a maioria delas não se confirmou. Na opinião do pesquisador, o mais importante antes da liberação de qualquer produto para o consumo humano é que ele tenha sido testado e revelado ser 100% seguro.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia, apenas 31% dos brasileiros tinham algum conhecimento sobre biotecnologia e transgênicos no fim de 2001, praticamente o mesmo percentual verificado em 2000.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios