Greenpeace protesta contra a aprovação de transgênicos no Brasil


Prensa


Folha Online/Ciência Online, Brasil,  10-12-01
http://www.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u5537.shtml



Greenpeace protesta contra a aprovação de transgênicos no Brasil

A organização ambientalista Greenpeace protestou hoje em frente ao Congresso contra a liberação dos alimentos transgênicos.

A comissão especial encarregada de analisar um projeto de lei sobre alimentos geneticamente modificados da Câmara de Deputados se reúne amanhã para votar o texto que, segundo a Greenpeace, defende a liberação dos alimentos geneticamente modificados.

A Greenpeace colocou um enorme cartaz ante o Congresso segundo o qual 74% dos brasileiros não aceitam os transgênicos, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope a pedido dos ecologistas, em julho deste ano.

Entre as pessoas ouvidas, 74% disseram preferir os alimentos convencionais aos geneticamente modificados, e 67% se mostraram contrários a permitir o plantio comercial de transgênicos enquanto não houver um consenso da comunidade científica sobre sua segurança.

O projeto que será colocado para votação amanhã "não apenas desrespeita a  opinião da maioria da população, como também põe em risco a saúde e o ambiente no país, ao dispensar o estudo do impacto ambiental" atualmente obrigatório antes de permitir o plantio deste tipo de alimentos, afirmou Mariana Paoli, coordenadora da campanha de Engenharia Genética da Greenpeace.

O plantio comercial de transgênicos é proibido no Brasil, enquanto não forem cumpridas as exigências que dêem garantia ao produto, como o estudo do impacto ambiental.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios