Área cultivada com transgênicos aumentou 20% em 2001
Prensa
Brasil Online, Internet, 10-1-02
http://tb.bol.com.br/simpleRedirect.html?srv=cn&trg=http://www.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u5747.shtml
Área cultivada com transgênicos aumentou 20% em 2001
A área mundial cultivada com transgênicos aumentou 20% em 2001, uma tendência que se manterá em 2002, apesar da resistência dos consumidores de diversos continentes.
Os agricultores plantaram cerca de 52 milhões de hectares de plantas geneticamente modificadas em 2001, 8 milhões a mais que no ano anterior, de acordo com um relatório divulgado hoje pelo Serviço Internacional de Aquisição pata a Aplicação de Agrobiotecnologia (ISAAA, sigla em inglês).
Para 2002, o relatório do ISAAA prevê um crescimento de 10% na superfície cultivada com plantas geneticamente modificadas.
Os Estados Unidos e a Argentina concentraram 90% da superfície total cultivada com plantas no mundo e garantiram grande parte do crescimento em relação a 2000.
No entanto, indica o relatório, os agricultores chineses triplicaram a utilização de algodão modificado, cujo cultivo atingiu os 1,4 milhão de hectares em 2001, quase um terço do total.
"Havia muita especulação de que a área cultivada iria diminuir em relação a 2000", disse Clive James, cientista e presidente do ISAAA.
O grupo é patrocinado por fundações, empresas de biotecnologia e por agências governamentais européias e norte-americanas e procura responder às necessidades dos agricultores de países pobres em matéria de biotecnologia.
As plantas geneticamente modificadas mais populares contêm genes de bactérias que as tornam mais resistentes a insetos ou ervas daninhas.
Em 2002, a Índia deverá aprovar a comercialização da primeira variante de algodão transgênico. Também no Brasil, aguarda-se para breve a aprovação das sementes de soja transgênicas.
Os EUA são claramente o país que lidera o processo (35 milhões de hectares em 2001) mas existem mais doze onde já se cultivam transgênicos: Argentina (11,7 milhões), Canadá (3,2 milhões), China, Bulgária, Austrália, África do Sul, Romênia, França, Espanha, Uruguai, México e Ucrânia.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat